PROPOSTA PEDAGÓGICA

Nossa Proposta

“O que a criança é capaz de fazer hoje, em colaboração, ela será capaz de fazer amanhã, de forma independente.” (Vygotsky)

    Para o Colégio Aliança, construir conhecimentos implica com uma ação sempre mediada, já que é através dos outros, que as relações entre sujeito e objeto do conhecimento são partilhadas. A orientação sócio-interacionista propõe reflexões úteis a uma prática educativa que tem como objetivo promover as intermediações do conhecimento c estimular o avanço do aluno.

    O educador e um agente mediador do processo ensino-aprendizagem e está mediação é feita através de propostas desafiadoras. Os alunos podem contar com sua ajuda, pistas, atividades cm duplas e grupos onde os que sentem preparados, poderão ajudar os demais. Com suas intervenções, o educador contribui para o fortalecimento de funções ainda não consolidadas ou para a abertura de zonas de desenvolvimento proximal (distância entre o desenvolvimento real e o potencial, que está próximo, mas que ainda não foi atingido). Nesta perspectiva, rompe-se com a premissa de que o aluno deve, sozinho, descobrir suas respostas porque a aprendizagem c resultante de uma atividade individual, basicamente intrapessoal. Ao contrário, acredita-se que tudo que o aluno realiza hoje com a ajuda dos demais estará realizando sozinho amanhã.

     O professor poderá avaliar, durante o processo, não somente o nível das propostas que estão sendo feitas, mas sobretudo o nível de desenvolvimento real do aluno (revelado através da produção independente) bem como o seu nível de desenvolvimento proximal (onda necessita de ajuda). Chega-se, assim a um conhecimento muito maior de sua realidade, do “curso interno de seu desenvolvimento”